CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Quanto tenho que pagar de comissão à um Realtor (agent)?

Muitos consumidores não sabem muito bem como a estrutura da comissão funciona e isso acaba gerando uma série de equívocos. Dado à quantidade significativa de valores que trocam de mãos em uma transação de bens imobiliários, é natural que o consumidor queira saber aonde seu dinheiro está indo. Portanto, acredito que seja interessante explicar brevemente como as comissões são calculadas e pagas.

Quando um consumidor decide vender sua propriedade, ele geralmente concorda pagar à Brokerage (corretora) do seu Salesperson ou Realtor (corretor) uma determinada porcentagem do preço de venda de sua propriedade, no dia da conclusão da venda (closing date). Como em toda transação comercial, antes de assinar um contrato de prestação de serviço, o consumidor deve buscar conhecer muito bem o nível de serviço que estará recebendo e as taxas que serão cobradas. Esta taxa (em torno de 5 %), é geralmente especificada no contrato de prestação de serviço (Listing Agreement) que é assinado pelo proprietário (seller) e pelo salesperson ou seja, um Realtor.

Após a venda da casa, quem está vendendo a casa (o seller) paga a comissão à corretora (brokerage) que emprega o salesperson que colocou a casa dele à venda. Se a casa foi listada por uma brokerage mas vendida por outra, geralmente 50% desta comissão é transferida para a outra brokerage que contribuiu para a venda da casa. Lembre-se que aqui no Canadá um corretor pode vender qualquer casa, não importando qual empresa listou.

Acho importante fazer aqui uma observação importante: já soube que alguns brasileiros não querem procurar um Realtor para comprar sua primeira casa porque querem economizar na comissão, quer dizer, não querem pagar comissão à ele. Quero deixar bem claro: em quase 100% das transações, quem paga a comissão é quem está vendendo! É verdade que existe uma cláusula no Buyer Representation Agreement (contrato firmado entre alguém que deseja comprar uma casa e um Salesperson) que diz se o seller (vendedor) não pagar total ou parte da comissão (lembre que o seller assinou um contrato dizendo que pagará a comissão), daí então o comprador (buyer) será responsável por este pagamento ou pelo que faltou pagar. Mas isso é muito difícil acontecer. Mas ainda assim, se o buyer não quiser correr nenhum risco de ter que pagar esta comissão, ele tem a opção de assinar apenas um Buyer Customer Service Agreement (que não tem esta cláusula) ou ainda não assinar nada. Há opções e um Realtor poderá explicar detalhadamente todos os 3 diferentes tipos de serviços prestados. Mas afirmo de antemão que o buyer só tem a lucrar assinando o Buyer Representation Agreement pois ele estará recebendo tratamento “vip” como cliente. O Toronto Real Estate Board tem, em seu website, uma forma simplificada e explicativa de todos estes contratos para você ler e entender melhor se desejares: http://www.torontorealestateboard.com/consumer_info/buying_selling/index.htm.

Bom, esclarecendo um pouco mais, quem sabe tem alguém, entre meus leitores, interessado em se tornar um Realtor aqui no Canadá: A maioria das Brokerages retêm uma parcela da comissão do vendedor para cobrir custos operacionais como a gerência da companhia, aluguel, equipe de funcionários de escritório, treinamento de empregado, taxas da concessão e assim por diante (o percentual mais aplicado para quem não fatura muito no início de carreira é 30%). Outras companhias retém apenas 5% valor da comissão paga mas cobra do salesperson uma taxa mensal significativa (desk fee).

Não tenho dúvidas que, utilizando os serviços de um REALTOR® para vender ou comprar uma propriedade, sobrará mais dinheiro no seu bolso mesmo depois que as comissões são pagas. E é por isso que a vasta maioria de todas as transações imobiliárias aqui no Canadá, inclui o uso de um REALTOR®. Qualquer um tem a opção de comprar a casa diretamente do proprietário mas sobre as vantagens (se tiver alguma) e desvantagens de assim proceder, escreverei em outro post.

novembro 24, 2007 - Posted by | Real Estate | , ,

2 Comentários »

  1. Oi Rosa!!!
    Obrigada pela vista na marcha dos pinguins!! E PARABÉNS!!!!! Adorei saber que vc foi aprovada e agora é uma Real State certificada 🙂
    Se eu tivesse te conhecido antes de sofrer muuito para comprar nosso apto aqui, tudo seria mais fácil.. No final (ufa!) deu tudo certo. Qdo decidirmos por um “upgrade”, entraremos em contato direto com vc. A idéia do blog é excelente! Desejamos felicidades, que sua carreira deslanche e que seja de mto sucesso!! Parabéns!!

    Comentário por Daniela | novembro 26, 2007 | Responder

  2. Obrigada Dani. Como todo imigrante aqui nesta terrinha gelada, a gente se sente “em casa” quando encontra outros brasileiros, mesmo que seja num blog, não é? Fico feliz que deu tudo certo na compra da tua primeira casa. O meu propósito é ajudar para que este processo não seja tão estressante quanto é normalmente para quem não entende como as coisas funcionam aqui no Canada.Um abraço e conte comigo sem dúvida!

    Comentário por rosadasilva | novembro 28, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: