CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

MLS – Multiple Listing Service

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o “MLS®” mas muitos não sabem exatamente o que é o “MLS®” ou não compreendem bem o importante papel que este sistema desempenha na indústria de Real Estate (imóveis) aqui na América do Norte (USA e Canada). 

O Multiple Listing Service ou seja MLS®, é um complexo sistema de informações compartilhado, ou seja é uma ferramenta de marketing cooperativo criado por REALTORS® décadas atrás para ajudar as pessoas comprarem e ou venderem imóveis. Hoje o MLS® é um sistema computadorizado mas no início, era tudo baseado na troca de papéis impressos com as informações e fotos dos imóveis disponíveis no mercado. 

O MLS® é um serviço custeado pelos membros dos diferentes “Boards” de Realtors. A marca de MLS® symboliza a cooperação entre REALTORS® (salespersons e ou Brokers) na transação de compra e a venda da imóveis e é muito mais do que um banco de dados de propriedades à venda. O CREA (The Canadian Real Estate Association) possui a marca registrada e a licença para utilizá-la  e o Real Estate Board local administra e opera o sistema local de MLS®.  

O serviço de MLS® faz a indústria de Real Estate ser diferente dos demais mercados e em especial do mercado imobiliário Brasileiro. Por exemplo, no Brasil, se você quiser vender um imóvel, você precisa escolher uma imobiliária e se quiser que eles anunciem e coloquem uma placa de “vende-se”, você tem que dar à esta empresa exclusividade. Quer dizer, só os corretores desta imobiliária poderão negociar a venda de seu imóvel. 

Diferentemente aqui no Canada, você não escolhe uma Brokerage mas sim um Salesperson de sua confiança pois o serviço de MLS® permite e incentiva a cooperação entre os REALTORS® de todas as diferentes Brokerages. Portanto, uns 4 dias após você listar (colocar à venda) sua propriedade com um REALTOR® que usa o serviço de MLS®, você terá todos os demais REALTORS® do Board, não importando para qual Brokerage trabalham (isso quer dizer, pode ser um Salesperson da Coldwell Banker, da Remax, da Royal Le Page, da  Sutton, etc. ) tentando encontrar um comprador para sua propriedade. O que eles ganham com isso? Se venderem a propriedade, receberão 50% sobre o valor da comissão paga por quem está vendendo a propriedade (os outros 50% será de quem listou a casa). O que você ganha? Maior exposição de sua propriedade e consequente maior rapidez na venda e possibilidade de maior lucratividade. 

Se você estiver comprando uma propriedade, o sistema de MLS® também é uma valiosa ferramenta de pesquisa para seu REALTOR®. Ele colocará os critérios que são importantes para você e gerará diariamente uma lista de todas as propriedades disponíveis no mercado que se encaixam com este perfil, não importando quem ou que Brokerage listou a casa. Seu objetivo é ajudar-lhe a encontrar a propriedade que você quer. Não sei se você sabe mas, o seu Realtor® tem acesso a detalhadas e exclusivas informações sobre as propriedades listadas que você não “vê” quando acessa a um site do MLS aberto ao público em geral. Ele poderá até saber quantas vezes aquela propriedade foi negociada e por quanto, se tem problemas legais, etc…  

Concluindo, o MLS® é um grande aliado seja para quem quer comprar, vender ou até alugar um imóvel aqui no Canadá e para todos os Realtors®.

janeiro 14, 2008 - Posted by | Real Estate | , , , , ,

4 Comentários »

  1. Uma coisa que ouvi falar sobre o MLS é que o que aparece para o público em geral é uma informação um tanto defasada. A informação em tempo real só é acessível para o Realtor. Logo, pode ser que aquela casa que conste como a venda possa já ter sido vendida.

    Comentário por Klaus | janeiro 14, 2008 | Responder

  2. Oi Klaus
    De certa maneira estás correto. O que acontece é que os dados que aparecem para o público somente são atualizados quando a venda é dada como concretizada e esse update pode levar alguns dias. Quer dizer, enquanto a propriedade está sendo negociada ou foi vendida condicional (por exemplo, à uma inspeção que pode ter um prazo de até 7 dias), a propriedade aparecerá disponível para o público mas para o Realtor, constará todo este histórico do que está acontecendo. Este é mais um motivo para se contratar o serviço de um Realtor pois o comprador evitará muito tempo perdido e até a desilusão de “achar” a casa dos sonhos para mais tarde descobrir que ela já foi vendida. Obrigada pela excelente colocação.Rosa

    Comentário por Rosa da Silva | janeiro 14, 2008 | Responder

  3. Quanto tempo o imovel fica na lista e qual o valor da assinatura nesta lista de MLS?…

    Comentário por FRANCISCA | abril 6, 2012 | Responder

    • Ola Francisca, o MLS é um sistema administrado por corretores e para sua casa ser listada tem que ser através de um e portanto, na maioria dos casos, quem está vendendo, o proprietario do imovel, deve pagar comissão sobre a venda a este corretor.

      Comentário por Rosa da Silva | abril 9, 2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: