Mudanças na Legislação de Imigração para o Canadá à Vista
O jornal Toronto Star publicou hoje, dia 14 de março de2008, sob o título “Tories put immigration changes to confidence vote“, extensa reportagem sobre este assunto que aparentemente afeta aos imigrantes que já estão aqui e aos que desejam imigrar ou estão na “fila de espera” pelo visto de Landed Immigrant.
O Partido Conservador atualmente no governo, numa crítica à política dos Liberais (governo passado) de promover e abrir as portas descriminadamente à imigração, está propondo mudanças nestes critérios. Sabidamente há um acúmulo muito grande de processos à espera de definição e o tempo para receber o VISA é muito longo e o atual governo pretende mudar isso. Alegam que muitos imigrantes qualificados (os quais o Canadá precisa), decidem-se por imigrar para outros países que tem este processo mais simplificado e rápido.
Alegam que precisam acelerar o término dos mais de 800.000 processos já iniciados, acho que nada mais justo, dando prioridade aos de “skilled workers”, e por último os de “family reunion” ( trazer os pais ou filhos por exemplo).
Mas o que mais me espanta é a cláusula onde esta nova Legislação permitiria ao governo rejeitar um imigrante mesmo depois que immigration officers já tenham dado o consentimento (não entendi bem como seria isso). A lei atual diz que após os immigration officers darem a aprovação (creio que seria que o candidato preenche todas os requisitos), um VISA deve ser emitido; o atual governo conservador pretende mudar para: um VISA poderá ser emitido. Isso deixaria o governo com amplos poderes para estabelecer limites no tipo de imigrantes autorizados a receberem o VISA de Landed Immigrant a cada ano.
Por enquanto, tem havido muitos debates em Ottawa entre os diferentes líderes de partidos, uns à favor e outros contra. A verdade é que ainda “muita água vai passar por baixo desta ponte”. Espero que cheguem a um concenso que leve à medidas que beneficiem pelo menos às pessoas que já iniciaram ao processo de imigração para o Canadá, vivendo quase que num limbo, enquanto esperam ansiosas pelo seu término. Vamos continuar a acompanhar o desenrolar deste tão delicado assunto.
tenho um filho que nasceu no canada. ele vai completar 19 ans. ele esta morando lá ha 8 meses. gostaria muito, de viver com ele lá. atravéz dele é possivel eu imigrar legal pra lá? por favor espero resposta. obrigada.
Olá Vanilda
Imigração não é minha especialidade mas creio que seu filho poderia entrar com um processo para ser seu “sponsor”. Eu a aconselho a consultar primeiro seu filho e ele poderia procurar um advogado de imigração aqui em Toronto que este o orientará. Sei como é importante para nós mães estar perto de nossos filhos. Desejo que dê tudo certo para você.
Um abraço
Rosa