CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

História de Crédito no Canadá

Já falei em outro post sobre a importância do histórico de crédito canadense. Logo depois da chegada todo imigrante deve se empenhar em construí-lo pois necessitará dele para comprar a sua primeira casa aqui (e qualquer outro bem, como um carro, é claro).

Mesmo que tenha dinheiro para comprar alguma coisa à vista , é bom tentar comprar à prazo pois para se qualificar à compra de uma casa com pouco downpayment (entrada) será necessário ter pelo menos uma boa história de crédito de uns 3 a 6 meses (além de outros requisitos).

Aqui no Canadá, existem duas empresas, a Equifax e a Transunion, que em resumo são como o SERASA no Brasil. Grande parte dos bancos, empresas de cartão de crédito e comércio em geral enviam informações prá elas sobre a “saúde” financeira das pessoas. Ter um bom histórico de crédito significa que és bom pagador. Por isso é super importante ter um cartão de crédito Canadense (vale até os das lojas que são mais fáceis de conseguir no início) e pagar todos os meses dentro do prazo pois fazendo isso o teu “rating” junto a estas empresas vai subindo.

Ao solicitares qualquer financiamento ou mesmo um cartão de crédito junto a um banco, a empresa irá consultar estes órgãos para saber se és bom pagador e qual é teu “rating”. Disso dependerá se e quanto irão te conceder.

Por fim, não se iludam com propagandas um tanto enganosas que prometem linha de crédito pré-aprovado para a compra da casa própria, sem downpayment. Isso é apenas um chamariz para atrair clientes para aquele banco (como diz meu amigo Klaus). O gerente do banco pode até dizer que tens uma linha de crédito habitacional pré-aprovada, sem precisar comprovar renda ou história de crédito, mas aí terás que ter pelos menos uns 25% para dar de downpayment. Isso significa ter no banco uns $ 70 K para a entrada no mínimo.

Para mim, o caminho mais viável para a compra da primeira casa própria aqui no Canadá é conseguir um emprego fixo, construir uma boa história de crédito (isso deverá levar de 3 a 6 meses pelo menos) e economizar para ter no mínimo 5 % de downpayment. Depois disso é só procurar um Real Estate Agent (como eu) que este poderá te encaminhar com um bom Mortgage Broker que irá procurar a melhor Mortgage para ti.

março 25, 2008 - Posted by | Real Estate | , , ,

4 Comentários »

  1. oi, estou lhe enviando um e-mail para que possa me ajudar em um trabalho acadêmico, tenho que exportar granito para uma construtora, uma simulação. estou necessitando de dados de construtora.desde já agradeço.
    ATT; HELLEN DAL-COL.

    Comentário por hellen dalcol | abril 6, 2008 | Responder

  2. Olá Hellen, ainda não recebi email teu, vou ver se não caiu na trash-cash. Se puder, te ajudarei. Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | abril 7, 2008 | Responder

  3. Olá seu posts esta sendo muito util, em media quando custa um casa ou apartamento para 1 casal morar ???? posso comprar daqui do Brasil ???

    Comentário por André Silva | abril 9, 2008 | Responder

  4. Olá André, as casas variam de preço conforme a cidade. Na minha área, Whitby (grande GTA) um Townhouse de 2 ou 3 dormitórios (a diferença é pouca)custa de $ 210 a 240K enquanto mais perto de Toronto, como Mississauga, em média $ 310 a 380K. Toronto vai depender da região mas é um pouco a mais. Não sei exatamente quanto mas não residentes devem pagar imposto extra para comprar casa aqui. Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | abril 9, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: