CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Aluguel de imóveis no Canada

Alugar um imóvel aqui no Canadá é tão complicado quanto no Brasil. Para um imigrante encontrar um lugar para alugar assim que chega, é uma tarefa muito estressante e faz parte do longo e desgastante processo de imigração. Tens que vir preparado para ser paciente, aceitar ser rejeitado, pagar um preço alto no início e acima de tudo, ter muito bom senso.

O mercado imobiliário de aluguéis aqui é muito limitado e concorrido (tem mais gente querendo alugar do que imóveis disponíveis) e assim os proprietários podem escolher para quem vão alugar.

Para te alugar um imóvel, tens que estar já aqui no Canadá  e os proprietários na sua grande maioria requerem uma job letter – carta do empregador (só teria esta quem viesse transferido pela empresa ou através do processo de work permit não é?). Além disso, tua história de crédito será verificada para ver se és bom pagador (veja meu post: “História de Crédito no Canadá” ). Para quem está chegando é claro que não tem nenhum histórico e aí é que a coisa complica. Bom, podes alugar tendo um fiador (cosigner) mas este também deve preencher certos requisitos. É como no Brasil, não te alugam imóvel sem checar todas tuas referências e ainda assim pedem um ou dois fiadores que tenha (m) imóvel no nome dele (s)!

Não tendo nada disso, vais ter que negociar com o Landlord e terás mais chances de sucesso se encontrares quem aluga diretamente (sem estar anunciado no MLS). Muitos nem irão querer conversar e dirão que sem job letter e credit history, nada feito. E eles estão agindo dentro da lei para proteger-se contra maus pagadores. Novamente, como no Brasil, é uma grande dificuldade despejar um mau inquilino e como eles tem “fartura” de candidatos, escolhem à dedo para quem irão alugar. Me diga uma coisa: se fosse você o proprietário não faria o mesmo??

Aí, na negociação é que muitas vezes o Landlord exige 6 meses adiantados e só alugam com leasing de 1 ano (já sei de casos de imigrantes darem 12 cheques “pré-datados” que foram descontados mensalmente). Isso é ilegal mas assim como é ilegal proibir animais de estimação e fumantes, acontece muito. Você sempre tem a opção de denunciar este Landlord mas prepare-se para denunciar muita gente e assim ficarás quase sem opção de onde alugar. Pois é, o Canada não é perfeito!

Uma coisa que não podes esquecer é que quando deixas o Brasil também deixas para trás toda tua história de crédito, teu status, tuas referências…Aqui será apenas mais um imigrante precisando provar para o Landlord (dono da propriedade) que és confiável, honesto, uma pessoa de bons hábitos e que não destruirá o imóvel dele. Eu que trabalho na área, tenho visto casas que estavam alugadas, completamente “detonadas” por dentro por inquilinos de má índole.

Então, venha com espírito preparado para as dificuldades iniciais e para pagar o preço necessário para viver numa cultura diferente e iniciar uma nova vida, começando do zero mesmo. A recompensa é que após uns 6 meses, fazendo e pagando tudo certinho, as coisas começam a ficar mais fáceis e terás muita gente te oferecendo crédito. Penso que então poderia ser a hora, depois de teres emprego e uma boa história de crédito,  de te dedicares à denunciar Landlords que não cumprem a lei e lutar para mudar esta dura realidade para os imigrantes.

abril 7, 2008 - Posted by | Real Estate | , , , , ,

16 Comentários »

  1. Melhor eu ficar por aqui mesmo!!!
    http://www.deghust.wordpress.com

    Comentário por Deghust | abril 9, 2008 | Responder

  2. Olá “Deghust”
    Minha intenção não é desistimular ninguém para vir para o Canada. Creio que cada um sabe o que é melhor para si não é? Se tua situação no Brasil é completamente satisfatória para ti, que bom e deves ficar aí sem dúvidas. Minha intenção com meus post é “abrir os olhos” de quem está pensando em imigrar e está na fase do deslumnbramento. O sucesso aqui começa com a preparação além de tudo psicológica aí no Brasil ainda. O Canada é um país maravilhoso mas também não é perfeito e quem vem, para não se desiludir depois tem que vir consciente das dificuldades iniciais. Um abraço, and by the way, adorei as receitas do site de vocês.
    Rosa

    Comentário por rosadasilva | abril 9, 2008 | Responder

  3. Concordo plenamente com você Rosa, em todo o lugar temos que provar que somos boas pessoas e no Canadá não é diferente. Um Beijo grande, Eliane.

    Comentário por Eliane | abril 15, 2008 | Responder

  4. […] A Nanny também destacou um assunto legal: o do aluguel no Canadá. E a Rosa também falou sobre o mesmo assunto lá no Casa Canadá. […]

    Pingback por Homestay Toronto,Acomodação Toronto,Hospedagem Toronto | Vou pro Canadá | maio 3, 2008 | Responder

  5. Olá!!
    Interessante a página de recados. Realmente imigrar é algo muito complicado. Nos meus tres anos e pouco de USA, não deixo de dizer, que certas coisas é só vivendo para saber. O Brasil ainda deve muito em informação, com cursos e etc… Deixando bem claro que o grande aprendizado é interior mesmo, aprendendo novas culturas e preservando a sua com muito carinho. Simplificando, se vc souber respeitar o direito do outro e saber seu lugar, não terá problema em lugar nenhum. Dificuldades sempre a teremos, partindo do principio citado, saberemos vencer.
    Assim como Eliane, eu tb concordo com a Rosa….foi simples e objetiva em sua colocação…
    Abraços…
    Eleuso

    Comentário por Eleuso | maio 28, 2008 | Responder

  6. Obrigada pelo recadinho Eleuso. Posso ver que és da Paz, muito bom teu pensamento.
    Um abraço
    Rosa

    Comentário por rosadasilva | maio 28, 2008 | Responder

  7. Por favor, gostaria de alugar um imovel, apartamento de 3 quartos, no Scarborough, ou em Etobicoke,com valor até 700Cn, se for possível. Estou mexendo o processo de imigração e preciso de ajuda, creio que em breve(outubro-2008), poderemos nos conhecer,posso contar com voce?
    Meu e-mail:jacyraavesani@hotmail.com, ou de minha filha: celinaavesani@hotmail.com

    Comentário por JACYRA R.REIS AVESANI | junho 4, 2008 | Responder

  8. Olá Celina

    Obrigada pelo seu recadinho no meu blog. Olha, só trabalho com alugueis em Pickering, Ajax, Whitby e Oshawa. Mas infelizmente tenho a te dizer que será mesmo muito dificil ou mesmo impossivel encontrar apto de 3 dormitorios em qualquer destas cidades ou Scarbourough ou Etobicke por menos de uns $1.300 mensais. Por $700 talvez consigas alugar um basement de 1 ou 2 dormitorios…

    Mas para alugar tens que já estar aqui e te prepara para fazer contrato de 1 ano e pagar pelo menos 6 meses adiantados. Lestes meus posts sobre isso?
    https://casanocanada.wordpress.com/2008/02/28/onde-alugar-em-toronto/

    https://casanocanada.wordpress.com/2008/04/07/aluguel-de-imoveis-no-canada/

    Sinto muito não poder te ajudar mais.

    Um abraço,
    Rosa

    Comentário por rosadasilva | junho 7, 2008 | Responder

  9. gostei muito, deste site, me deram muitas informações,
    gostaria de receber mais e mais.

    Comentário por edileuza | outubro 6, 2008 | Responder

  10. Obrigada pelo seu comentário Edileuza, podes ter certeza de que vou me esforçar para sempre colocar boas informações para todos em meu blog. Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | outubro 23, 2008 | Responder

  11. Olá, eu li um pouco acima que vc trabalha com locação de imóveis, se puder me mande por e-mail informações como: cidades, tamanhos, preços, o que é necessário etc. Para um casal. obrigado e-mail marcelinhobru@ig.com.br

    Comentário por marcelo sousa | novembro 12, 2008 | Responder

  12. Olá Marcelinho, como o assunto é muito amplo, sugiro que leias os posts sobre aluguel que tenho no meu blog. Tenho todas estas informações já postadas.
    Um abraço
    Rosa

    Comentário por rosadasilva | novembro 12, 2008 | Responder

  13. Oi Rosa, tudo bem?

    Não sei se poderá me ajudar….vou para Toronto no meio de junho e preciso alugar uma casa…porém estarei chegando com uma bagagem grande….uma rotweiller de 12 anos e uns 50kg…. Não tenho problema em adiantar cheques pré datados!

    Qualquer dica já será de grande ajuda.

    Obrigada!!!!!

    Comentário por Alexandra | janeiro 24, 2009 | Responder

    • Nossa Alexandra, vais ter uma “peleia das brabas” para arrumar um lugar para alugar por causa de tua Rotweiller…É proibido proibir animais em imoveis alugados mas a maioria dos proprietarios o fazem (eles não dizem que é por causa do cachorro obviamente). Eu também não faço aluguéis em Toronto (somente na minha area que é perto de Toronto). O que normalmente o pessoal faz é vir primeiro e depois de ter alugado um lugar, volta para buscar o cachorro, isso é mais fácil. Um abraço e good luck! Rosa

      Comentário por rosadasilva | janeiro 26, 2009 | Responder

  14. Olá, gostaria de saber se conhece algum apartamento ou casa para alugar, tipo short term ou um ano perto de toronto para nossa familia. Seria de 2 quartos com mobilia, nós temos visto de trabalho religioso. No caso seria para meados de novembro. obrigada.

    Comentário por ADRIANA | novembro 7, 2009 | Responder

    • Adriana, não trabalho com aluguéis mas sei de um brasileiro que deseja sub locar o apto dele em North York. Te enviarei email com os dados ok?
      Um abraço, Rosa

      Comentário por rosadasilva | novembro 7, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: