CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Devo comprar imóvel novo ou usado?

Esta resposta não é tão simples assim pois devido ao mercado competitivo em que vivemos, antes de decidir qual é o tipo de moradia ideal para você, há muitos fatores a serem analisados. Pretendo escrever aqui meu ponto de vista, comparando as vantagens e as desvantagens de se comprar um imóvel novo contra um imóvel de revenda ou usado. Para não ser muito longo, neste post vou focar o imóvel novo.

VANTAGENS DE SE COMPRAR UM IMÓVEL NOVO
As casas novas tem geralmente preço de venda mais alto dos que as usadas mas mesmo assim muitos compradores decidem comprá-las devido às garantias que as acompanham. Entre os principais motivos que levam a um comprador se decidir pela compra de uma casa nova de uma construtora está o temor dos custos de manutenção que uma casa usada possa gerar. Preferem pagar mais pelo Mortgage mas ter a segurança de que o telhado é novo assim como janelas e portas e equipamentos (furnace, ar condicionado, elétrica e hidráulica, etc).

Uma das vantagens preliminares de se comprar um imóvel novo é a habilidade de decorá-lo exatamente da maneira que você quer. Você pode escolher todas as cores, que variam da pintura ao tapete. Você pode igualmente fazer a seleção da telha e do cabinetes para a cozinha e os banheiros. Frequentemente, os imóveis novos terão acabamentos mais modernos, melhor isolação e podem ser mais energia eficientes.

DESVANTAGENS DE SE COMPRAR UM IMÓVEL NOVO
Se você comprar um imóvel novo, em área em construção, deve se preparar para conviver com algumas inconveniências de um “canteiro de obras”, ou seja, com a poeira e barulho entorno de sua casa geralmente por um tempo considerável. Há grande possibilidade de que, ao se mudar, sua casa não tenha grama plantada, sua entrada de automóveis tenha apenas cascalho (se tiver) e sua rua se transformará em um mar da lama sempre que chover ou nevar.

Se houver algum problema de construção, eles aparecerão nos primeiros dois anos. Com o assentamento do terreno que acontece naturalmente, rachaduras podem aparecer nas paredes, especialmente perto de todas as janelas e piso do basement e por isso não se deve terminar o basement durantes estes 2 primeiros anos. Estas rachaduras devem ser reparadas imediatamente para que não haja infiltração. A construtora deveria fazer isso mas conseguir que eles façam é outra “história”.

Há umas despesas adicionais associadas com os imóveis novos que você não encontrará tipicamente em um usado ou de revenda. Por exemplo, você pode não ter que gastar com alguma manutenção mas terá que que gastar dinheiro adicional para colocar ar condicionado, cortinas, aspirador central, humidificador, abridores elétricos da porta da garagem, terminar o basement, cercar o terreno, fazer um deck nos fundos, landscaping na frente da casa, a iluminação ao ar livre, as árvores, os arbustos, os jardins e ajardinar, etc.

Os custos com o closing também são tipicamente mais elevados para imóveis novos. O comprador pagará por tais custos adicionais como o New Home Warranty Program, para a Prefeitura plantar árvore na rua, para os utility hook ups e a pavimentação da entrada da garagem.

Além disso, geralmente quando você compra um imóvel novo, você não tem a oportunidade de ver pronto o exato modelo de sua escolha, como um “model home”. Tudo que é fornecido é um desenho e plantas superficiais. Depois, durante a construção, muitas construtoras decidem mudar pequenos detalhes, aqueles que não foram especificados, por economia ou outros fatores e estes podem lhe causar desapontamento na hora do recebimento do imóvel.

Adicionalmente, há a incerteza a respeito de quem será seus vizinhos. Isso pode não parecer importante para alguns para outros pesa muito. Ter um vizinho que não cuida de sua propriedade só lhe dá desgosto e desvaloriza seu imóvel.

Por último, o principal fator a ser considerado como desvantagem, é o prazo de entrega. É de praxe as construtoras atrasarem demais a entrega do imóvel e muitos compradores, entre os quais os que tem que entregar casa porque o leasing acabou, se vêem numa condição difícil de não ter onde morar. As construtoras dão as mais variadas desculpas: prefeitura está demorando para dar o permit para a construção, muita neve e frio e aí não puderam colocar o telhado, muita chuva e aí não puderam cavar o buraco do basement, etc, etc. Infelizmente isso acontece e muito (se quiserem, dêem uma olhada no depoimento de meus clientes Wagner e Monica no “Testemonials” aqui no meu blog( https://casanocanada.com/testimonials-de-clientes-e-amigos). As construtoras são protegidas pela lei, quer dizer, eles podem atrasar legalmente até 120 dias a entrega do imóvel mas muitos usam subterfúrgios para alongar este prazo. Durante este tempo, o cliente não tem direito de desistir da compra e pedir de volta os depósitos já pagos. Meus clientes conseguiram cair fora depois que a construtora atrasou os 120 dias mas até hoje está lutando na justiça para recebem seus depósitos de volta. Antes de comprar, pesquise muito sobre a construtora porque tem empresas pouco sérias por aí.

Um último conselho: quando estiver no escritório de vendas de uma construtora, não dê ouvidos a promessas feitas pelos vendedores, peça tudo por escrito. Exija uma lista escrita com todos custos extras (caia fora se não lhe derem). Tenha certeza, e por escrito, que todos extras e upgrades são incondicionavelmente incluídos e que os appliances serão instalados. E por último, antes de assinar o contrato de compra, peça para seu advogado analisá-lo e lhe alertar sobre possíveis armadilhas e “perigos” deste.

Num próximo post escrevei sobre as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel usado ou de resale.

agosto 28, 2008 - Posted by | Compra de Imóveis, Real Estate | , ,

2 Comentários »

  1. No caso de apartamentos, mesmo para aluguel, sempre dei preferencia aos mais antigos justamente por serem mais espacosos.

    Comentário por Jeanne | agosto 28, 2008 | Responder

  2. Oi Jeanne, tu estás mais do que certa, os mais antigos sempre são maiores.Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | agosto 28, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: