CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

O que acontece se eu atrasar o pagamento do Mortgage? Power of Sale or Foreclosure

Este assunto é meio delicado mas creio que é algo que passa pela cabeça de muitos proprietários em dias de crise nas Bolsas, de recessão e consequente perigo de ficar desempregado.

 

O que acontece se alguém atrasar o pagamento da prestação do financiamento da casa própria (Mortgage)? Diferentemente do Brasil, aqui um proprietário pode ficar sem teto em menos tempo do que ele pensa. Aqui no Canadá o processo que um agente financeiro (um banco na maioria das vezes) costuma utilizar para se apossar da casa do devedor afim de quitar o débito que este tem com ele, se chama “Power of Sale”. Nos USA eles utilizam mais o “Foreclosure”, que tem alguma diferença mas na essência tem o mesmo fim do “Power of Sale” que é se apropriar do imóvel objeto do financiamento para quitar a dívida que o proprietário tem com eles.

 

Após o décimo quinto dia de atraso (no 16º. ) o Banco ou Mortgagee envia uma Power of Sale Letter para o cliente devedor (Mortgagor) solicitando que este coloque o pagamento em dia imediatamente e comunicando que se não o fizer, no 35º. dia ele (o banco) irá abrir um processo de Power of Sale, quer dizer, irá listar a casa para vender no MLS (utilizando o serviço de um Realtor) e o valor obtido com a venda será revertido para o pagamento total do Mortgage (financiamento). O Banco irá estabelecer o preço de venda de mercado e se conseguir vender por um valor maior do que a dívida, devolverá o excedente para o antigo proprietário (bonzinhos né??).

 

Mas o mais importante: eles mandam apenas uma carta de cobrança, se o proprietário não der importância ou não a ler (pode se estraviar entre as correspondências), azar. Quando aprendi isso logo pensei: nossa, e os imigrantes que não sabem ler inglês direito? Estes podem não entender a gravidade da situação e se envolverem logo, logo num processo de perder sua moradia.

 

No contrato de venda no Power of Sale normalmente é incluída uma cláusula que diz que o proprietário pode quitar a dívida com o banco antes que a venda seja concretizada por eles e manter a propriedade. Mas é bom ressaltar que daí a dívida total terá que ser paga, não só a prestação em atraso. Uma das maneiras de conseguir quitar a casa e continuar com ela é vender a casa antes que o banco o faça e este é um dos motivos porque há muitas casas por aí sendo oferecidas por preços fora da realidade, abaixo do preço de mercado.

 

Outro fator a considerar é que o banco irá colocar um preço de venda da propriedade que possa quitar a dívida. Muitas vezes o proprietário tem mais de uma Mortgage e aí a dívida é maior do que o valor de mercado da casa mas ele colocam mesmo assim. Será que é porque eles são bonzinhos?? Não, é porque eles não querem sofrer um processo do proprietário que pode alegar que eles colocaram um preço menor do que valia a casa. Então, se não vender por este preço, o banco vai baixando o preço até vender e quando o fizer, se o que recolheu não é suficiente para quitar a dívida, o banco irá processar o cliente para que ele pague a diferença de outra maneira. O banco irá tirar tudo que puder deste cliente e por isso muitos declaram falência (bankrupcy).

Ufa, é terrível não é? Eu que sou acostumada a ver felizes novos proprietários, fico muito triste só em imaginar pessoas perdendo seus imóveis, muitas vezes sua única moradia, porque atrasou o pagamento por 50 dias no total. Que este meu post sirva de alerta.

novembro 3, 2008 - Posted by | Real Estate | , , ,

13 Comentários »

  1. Oi Rosa! Excelente o artigo. Não sabia que o processo de retomada fosse tão rápido! Super oportuno o post, face ã situação atual da economia! Abraço, Vera

    Comentário por VERA | novembro 3, 2008 | Resposta

  2. Rosa, parabéns pelo artigo, excelente! Essa é uma situação da qual nunca esperamos enfrentar, visto que os pequenos procuram zelar pelo principal valor que o seu nome. Isto sim que é mundo capitalista…hehehe

    Um grande abraço
    Marcio Barros

    Comentário por Marcio Barros | novembro 3, 2008 | Resposta

  3. Rosa, excelente post, innformações preciosas que não encontramos com facilidade por ai!
    Bjs
    Patricia

    Comentário por Patricia | novembro 3, 2008 | Resposta

  4. Muito bom seu artigo. Obrigada pelas informações. Realmente são muito úteis. Abraço. Ivete

    Comentário por Ivete | novembro 3, 2008 | Resposta

  5. Totalmente “desumano” esse processo relâmpago. Dá até arrepios, que horror!
    Alguma coisa deveria ser feita, aumentar o prazo para pelo menos 3 meses, sei lá. É muito pouco tempo para um cara conseguir um dinheiro extra para pagar uma prestação em atraso.
    😦

    Comentário por jeanne | novembro 4, 2008 | Resposta

  6. Olá Rosa, tudo bom???

    Poderia me informar qual cidade possui imóveis com preços mais acessíveis? Obrigado 🙂

    Comentário por Alessandro Yossugo | novembro 7, 2008 | Resposta

  7. Oi Jeanne
    Meu marido costuma aconselhar que se deve ter guardado numa poupança o valor de pelo menos 6 meses de prestação da casa própria para o caso de uma emergencia ou se perder emprego. O mortgage é uma conta que não se pode atrasar. O povo aqui, na maioria, gasta tudo que ganha e ou está endividado e consequentemente não costuma economizar e daí se desesperam quando perdem o emprego. Eles não “tinham” medo de desemprego mas agora, a crise tá pegando muita gente desprevenida. Esse é mais um motivo de tantas casas à venda pelos bancos. É desumano mas é “business”…Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | novembro 10, 2008 | Resposta

  8. Oi Vera

    Pois é, aqui o processo de retomada é “vap-vupt”. Que o pessoal se cuide, os bancos não dormem no ponto.

    Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | novembro 10, 2008 | Resposta

  9. Oi Márcio

    Estou lutando para colocar em dia meus emails depois de 2 semanas de curso. Obrigada pelo seu comentário.

    Pois é, aqui não tem “papo de comprades”, amigos amigos, negócios à parte não é? Me choca a relação que o Canadense tem com o dinheiro.

    E especialmente nós, imigrantes temos que preservar nosso nome pois como deves saber, tudo que acontece vai para nosso cadastro e nunca mais sai de lá e nos “assombra” o resto da vida. E ter um bom histórico de crédito é muito importante mesmo.

    Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | novembro 10, 2008 | Resposta

  10. Oi Patricia
    Obrigada, fico feliz em poder esclarecer em Portugues assuntos tão importantes. Esse vocabulário jurídico é bem complicado para quem não está acostumado e quanto mais em ingles não é? Um abração, Rosa.

    Comentário por rosadasilva | novembro 10, 2008 | Resposta

  11. Ivete

    Obrigada por teres deixado um comentário aqui. Que bom que gostastes, é sinal que eu fui clara. Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | novembro 10, 2008 | Resposta

  12. Olá Alessandro

    Considerando o tamanho do país, esta pergunta é muito generica não é? É claro que quanto menos povoado e menor a cidade os imóveis são maiores. No Ontario, Toronto tem os valores mais altos e quanto mais longe do grande centro, os valores são mais baixos. Comparando os grandes centros, na região de Toronto os preços são menores do que Calgary e Vancouver.

    Um abraço

    Comentário por rosadasilva | novembro 12, 2008 | Resposta

  13. […] O argumento é de que agora, por causa dos juros baixos, estes compradores conseguem pagar o financiamento mas se estes juros subirem (parecem que estão pensando nisso), ficaria impossível as pessoas honrarem o compromisso e ficam assim arriscados a perder seu imóvel. Aqui no Canadá, com apenas 15 dias de atraso no pagamento da prestação de sua mortgage (financiamento), o Banco ou instituição financeira já abre um processo para cobrança e se a pessoa não pagar a prestação atrasada, no 35º. dia ele (o banco) irá abrir um processo de Power of Sale, quer dizer, irá colocar a casa à venda. Se desejares saber mais de como é este processo, podes acessar este link: https://casanocanada.com/2008/11/03/o-que-acontece-s…e-or-foreclosure/ […]

    Pingback por Nova regra para qualificar para Mortgage « CasaNoCanada.com | outubro 4, 2016 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: