CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Processo de Cidadania Canadense

Nosso processo para obter a cidadania Canadense foi bem tranquilo. Tivemos que provar que moravamos como Residentes Permanente spor pelo menos 3 anos. Daí enviamos os formulários e esperamos uns 5 meses, quando eles mandaram um “Manual” com informações que teríamos que estudar para fazer uma prova. Eles marcaram a data da prova para uns 2 meses depois. O livreto contém informações básicas sobre a história do país, a geografia, a Industria, o sistema político,etc. Não é dificil de estudar. Tem alguns testes on line que ajudam a decorar, por exemplo http://www.yourlibrary.ca/citizenship/ 

O teste é fácil. É de multipla escolha e tens que acertar uma quantidade x de questões. Uma das prerrogativas para ser cidadão é poder se comunicar em Inglês mas tinha uma menina chineza do meu lado que não entendia as instruções que davam. Ela imitava tudo o que eu fazia, coitada, mas ela passou porque eles dão o resultado na hora.

A cerimônia é marcada para dali há algumas semanas. É como num tribunal: primeiro entra um “meirinho” que anuncia o juiz que presidirá a cerimonia: “All arise! Judge XXX is presiding the cerimony!”. Tudo é falado primeiro em Inglês e depois em Francês. Ainda bem que eles dão tudo impresso. Depois de um filme sobre o país, falando da responsabilidades de um cidadão e de uma mensagem da Governadora Geral, tivemos que prestar juramento de fidelidade à Rainha Elisabeth II da Inglaterra como nossa soberana. Me senti meio estranha mas na minha cabeça eu pensava: nossa, agora tenho um Presidente Republicano e uma Rainha, que privilégio!

Depois o Juiz pede para todos levantarem (a gente pode levar alguns convidados) para cantar o Hino Canadense (tão fácil de cantar comparando ao nosso amado Hino Nacional Brasileiro) em Inglês e Francês. Eu sei o hino em Inglês mas não sabia em Francês. Confesso que foi emocionante olhar para a Bandeira Canadense e cantar “Oh Canada, our home and native Land”. Não é a terra onde nasci mas aqui agora é meu lar e um país que aprendi a amar como ao Brasil.

Sou brasileira e amo minha Pátria Mãe a despeito dos politicos e das falcatruas e como boa escoteira sempre cantei o Hino Nacional Brasileiro com muita emoção e na verdade nem pensava em sair de lá pois achava que eu poderia fazer a diferença. Porém acabei imigrando para o Canada porque meu marido foi tranferido e sou muito grata a este país que me acolheu e onde encontrei muitas pessoas maravilhosas que me receberam de braços abertos.

Depois de cantarmos o hino, cada um é chamado pelo meirinho para receber um diploma e uma carteirinha de cidadão que é entregue pelo juiz. Muito simples e sem pompa. No final, o juiz, o qual é também um imigrante (escocês) deu as boas vindas aos novos cidadões em nome do Governo Canadense e disse algo assim no final da cerimonia: “Now you are a Canadian Citizen. Don’t forget the country where you were born but love Canada more because it’s your country now, where you chose to live”. 

O próximo passo é ir fazer o Passaporte Canadense, o “pretinho básico”. É uma maravilha para ir aos USA pois não precisa de visto americano, o Passaporte basta. Também não tem que entrar em fila para dar explicação na fronteira ou ter a bagagem revistada na frente dos outros.

Os únicos privilégios que temos agora a mais dentro do país, os quais não tinhamos como Residentes Permanentes, é o de votar e ou se candidatar a um cargo político.

dezembro 15, 2008 - Posted by | Imigração, Pessoal | , ,

11 Comentários »

  1. Que legal seu relato Rosa! Realmente o Brasil sempre será nosso amado país, nossa raiz, nossa história, e o Canadá será o cantinho que nos acolheu!
    Privilégio para poucos poder ter duas terras!
    Parabéns!

    Comentário por Renata | dezembro 15, 2008 | Responder

  2. Obrigada Renata!! Eu realmente nunca pensei que um dia ia me sentir “em casa” aqui no Canada. E é uma coisa muito interessante ter duas Pátrias, quando estou no Canadá sinto saudades de algumas coisas do Brasil e especialmente de meus familiares e amigos e quando vou para o Brasil logo quero voltar para cá. Tá muito dificil conviver com os problemas de falta de segurança no Brasil não é? E o calor? Meu corpo não está mais acostumado e sofro muito lá no verão, a não ser que eu possa ir pegar uma praia em Florianopolis para onde estou indo passar 2 semanas (para fugir do friozão um pouco, não sou de ferro rsrs). Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | dezembro 15, 2008 | Responder

  3. Infelizmente não podemos ter tudo no mesmo lugar, né Rosa?
    Eu sinto muita saudade da comida do Brasil e do meu salário de lá, mas tem coisa que o dinheiro não compra, e uma delas é segurança.
    A tranqulidade que temos aqui é algo impensável no Brasil.
    Parabéns pela cidadania!
    Bjs

    Comentário por jeanne | dezembro 19, 2008 | Responder

  4. Oi Jeanne, obrigada! Realmente não tenho nenhuma tranquilidade quando vou passear no Brasil. Por exemplo, o Wagner foi assaltado à mão armada durante uma de nossas férias; isso foi a gota dágua para decidirmos que não queremos mais voltar a morar lá. Tenho certeza de que com tua garra logo terás um salário aqui bem melhor e poderás viver com mais conforto do que terias no Brasil. E olha que eu acho que já conseguistes bastante em pouco mais de 1 ano, teu apto e do Pedro é uma prova disso. Um beijo, Rosa

    Comentário por rosadasilva | dezembro 20, 2008 | Responder

  5. OLA ROSA, ADOREI SUAS DICAS, NOS TAMBEM ESTAMOS QUERENDO IR EMBORA DO BRASIL E O CANADA TEM SE MOSTRADO UM LUGAR ACOLHEDOR, DIGO NO SENTIDO DE NAO DESTRATAREM IMIGRANTES. O UNICO MOTIVO QUE NOS LEVA A QUERER IR EMBORA E A SEGURANCA MESMO, ISSO AQUI SO TENDE A PIORAR. ME DE UMA DICA, TEMOS MUITA VONTADE DE MONTAR UM COMERCIO, ALGO NO SENTIDO, O QUE NA SUA OPINIAO SERIA ALGO QUE FALTA POR AI, QUE SERIA LEGAL TER… ENTENDE? SE PUDER ME AJUDAR, FICO MUITO GRATA… SE NAO ENTENDER NADA DISSO, TAMBEM NAO TEM PROBLEMA, JA VALEU BASTANTE SUA AJUDA COM DICAS IMPORTANTES.
    BJS

    Comentário por sheila | junho 14, 2010 | Responder

    • Oi Sheila, pois é, não entendo mesmo do assunto, sinto muito. Mas o que precisares saber sobre comprar ou vender um imovel, conte comigo ok? Um abraço

      Comentário por rosadasilva | junho 20, 2010 | Responder

    • O Canadá Arrasa.

      Comentário por Anonimus | junho 8, 2012 | Responder

  6. Olá Rosa, sou brasileira estou com viagem marcada para o canadá dia 28 de julho de 2010 com meu companheiro estamos nos tramites para adquirir a cidadania canadense, vc saberia me informar se é preciso estarmos casados, ou teremos q casar aí para adquiri-la ?

    Comentário por Patrícia | julho 9, 2010 | Responder

    • Oi Patricia, provavelmente estás no processo de adquirir o visto de Landed Immigrant não é? Para ter a cidadania Canadense tens que primeiro viver aqui como Landed Immigrant (residente permanente)por 3 anos. Não sou especialista em imigração mas creio que não precisas casar não. Um abraço, Rosa

      Comentário por rosadasilva | julho 26, 2010 | Responder

  7. Sonho em um dia poder residir num país como o Canada. Como funciona a educação? Industria e engenharia para empregos? E td o q realmente n te agrada.

    Comentário por Geovanny | julho 13, 2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: