CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Comprar ou vender imóvel no Canadá X no Brasil – 1

Estou encerrando minhas férias de 3 semanas no Brasil e durante este tempo pude perceber algumas diferenças no processo de compra e venda de um imóvel aqui no Brasil em relação ao Canadá.

No Brasil as vendas de imóveis são na sua maioria vendas exclusivas de uma imobiliária. Quer dizer, você vê o anúncio de venda de um imóvel e vai naquela imobiliária para poder ver e e talvez negociar a compra não é? Ou se quiser vender, escolhe uma imobiliária e coloca lá seu imóvel a venda.

No Canada funciona um pouco diferente. A maioria dos imóveis a venda não são exclusivos de uma Brokerage (imobiliária) pois através do sistema on line ou banco de dados chamado MLS (Multiple Listing Service), qualquer imobiliária ou corretor (Realtor) pode negociar os imóveis lá listados. 

Considero este sistema muito mais vantajoso para o proprietário que dispõe de centenas de corretores promovendo seu imóvel e muito melhor para o comprador que pode ver num lugar só a grande maioria dos imóveis disponíveis no mercado.

Por causa disso, diferentemente do Brasil, para vender ou comprar um imóvel no Canada, ao invés de ir a uma imobiliária,  deve-se procurar um corretor de imóveis de  confiança.  Ele poderá colocar sua casa à venda no MLS ou  se você necessita comprar um imóvel, ele poderá localizar facilmente o imóvel que lhe convém .

janeiro 17, 2009 - Posted by | Compra de Imóveis, Real Estate, Venda de Imóveis | , , , ,

5 Comentários »

  1. Ola Rosa,

    Meu nome é Edson,sou corretor de imoveis aqui em Campinas – SP.
    Seus comentarios sobre a diferença entre o negocio de imoveis no Brasil e no Canada é muito interessante, alem das dicas que você tem fornecido.

    Bom, no Brasil embora haja a exclusividade ela realmente ainda não é oficial, ou ainda não ha uma lei que a regulamente. O CRECI quando sugeriu a exclusividade teve muitos pros e contras dos corretores e imobiliarias.
    Aqui vai as ultimas pesquisas e informações a respeito da exclusividade:

    Em setembro, o Departamento de Pesquisa do CRECI-SP começou a consultar os corretores de imóveis sobre o que pensam em relação à exclusividade de vendas e locações. Dos 365 profissionais pesquisados, que atuam na Capital, foram estes os resultados obtidos: 45,51% a favor; 39,22% contra; e 15,27% sem opinião sobre o assunto.
    Os principais argumentos favoráveis à exclusividade foram os seguintes:

    • a lei aumenta a segurança do corretor no que se refere à garantia de ter sua comissão paga pelo cliente, uma vez que há um documento assinado, reconhecendo o vínculo entre as partes;
    • impossibilita a concorrência desleal;
    • é mais uma forma de fiscalização, já que somente os corretores inscritos no Conselho é que poderiam conseguir exclusividade dos clientes;
    • acabaria com a poluição visual no que se refere ao excesso de placas nos imóveis;
    • o corretor de imóveis passaria a ser mais valorizado pela sociedade;
    • as avaliações feitas pelos corretores terão de respeitar o valor efetivamente realizado pelo mercado; do contrário, o corretor que supervalorizar ou subvalorizar o imóvel para conseguir a captação acabará tendo sua credibilidade questionada;
    • o corretor trabalhará a comercialização do imóvel com mais afinco, uma vez que só ele poderá anunciar o produto;
    • possibilita o trabalho em parceria, uma vez que há a possibilidade de se dividir a comissão.

    Argumentos contrários à exclusividade:

    • o proprietário do imóvel não quer ficar preso a um único corretor, preferindo que “n” corretores trabalhem seu imóvel;
    • o proprietário deve ter a liberdade de colocar seu imóvel à venda em quantas imobiliárias quiser;
    • as imobiliárias pequenas não sobreviverão, pois os proprietários vão preferir as grandes empresas (esta reclamação é bem acentuada nas zonas mais carentes da cidade);
    • vai aumentar a responsabilidade em se realizar uma venda rapidamente; do contrário, corre-se o risco de perder o cliente. E realizar uma venda em três meses é muito difícil em tempos de crise.

    Abraços e parabens pelo blog

    Comentário por Edson Elias | janeiro 21, 2009 | Responder

    • Olá Edson
      muito obrigada pelo seu excelente comentário, gostei muito especialmente porque “adicionou” ao meu. Olha, posso te dizer que o sistema que temos aqui é muito bom e espero que o do Brasil evolua para algo parecido com nosso sistema que é muito bom. Tem uma coisa a lembrar: ‘mesmo não sendo uma listagem exclusiva, nós temos garantido nossa comissão. Um abraço, e se apareceres por aqui, passe para um chá. Rosa

      Comentário por rosadasilva | janeiro 26, 2009 | Responder

  2. Olá Rosa.,
    Acha que a questão esta alem do fato de ser ou não exclusividade e sim, da educação e do respeito entre os corretores. Aqui é um querendo engolir o outro. Na maioria dos casos, não existe possibilidade de divisão de comissão. Se eu tenho o imovel e alguém o comprador, porque não somar os dois e dividir. Melhor seria ganhar algo do que perder tudo mas o egoismo não deixa.
    Ab;

    Comentário por João Patricio | fevereiro 14, 2009 | Responder

  3. Patricio, obrigada pelo seu comentário. Pois é, aqui também tem competição acirrada entre os corretores mas existem tantas regras e leis, com punições severas, que fazem as pessoas respeitarem, por ética profissional ou pelo medo se sofrerem as consequencias…Um abraço, Rosa

    Comentário por rosadasilva | fevereiro 17, 2009 | Responder

  4. Rosa, aqui no Brasil a exclusividade traz mais segurança física às pessoas que moram no imóvel, pois, embora qualquer corretor possa trabalhar aquela venda, a visita se dará somente com a presença do corretor de confiança do proprietário. Dentre outras, considero essa a principal vantagem da exclusividade aqui no Brasil.

    Comentário por Marco Antonio | outubro 13, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: