Banco do Canadá aumenta taxa de juro base
Toronto tem uma publicação que chama
Eu costumo lê-la on line e esta semana saiu uma notícia, a qual pode ser lida neste link: http://www.solnet.com/10set10/financas/financ1.htm
Abaixo faço a transcrição do texto. Observem que é escrito em Português de Portugal.
Banco do Canadá aumenta taxa de juro base
O governador do Banco Central do Canadá, Mark Carney, anunciou quarta-feira um aumento de ¼ percentual na taxa de juro base, que subiu de 0,75 para 1 por cento.
A taxa de juro base é o valor cobrado pelo Banco Central aos bancos nacionais e influencia directamente os juros aplicados ao consumidor.
Esta medida, que era em grande parte esperada, foi encarada pelos mercados financeiros como essencialmente positiva, levando a Bolsa de Valores de Toronto a abrir em alta e o dólar canadiano a valorizar mais um cêntimo em relação à moeda americana.
No entanto, e embora o aumento fosse esperado pela maior parte dos economistas – muitos dos quais acreditam que há sinais óbvios de que o país já não precisa nem deve manter os juros a níveis tão baixos – nem todos os economistas concordam que esta fosse a altura certa para aumentar a taxa de juro base.
Isto porque a economia do Canadá abrandou visivelmente nos últimos meses o que leva alguns economistas a questionar até onde o Governador Carney poderá ir, considerando que a recuperação económica dos EU continua a derrapar.
Na semana passada, dados estatísticos oficiais do Canadá revelavam que o produto interno bruto subiu dois por cento no segundo trimestre, ficando muito aquém do trimestre anterior que registou uma subida de 5,8 por cento.
A desaceleração foi mais sentida nas duas áreas mais sensíveis às taxas de juro: vendas de casa e de automóveis.
Oi Rosa,
É muito bom achar tanto material em português sobre imóveis.
O Vinny e eu estamos desanimados de pagar mais um ano de aluguel e gostaríamos de começar a olhar casa para comprar. Como fazemos para conversar sobre isso?
Abraço,
Lou e Vinny
Oi Lou e Vinny. Obrigada pelo recadinho e já nos falamos pelo telefone. Um beijo, Rosa