CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Transferência de dinheiro do Brasil para o Canadá

No meu dia a dia trabalhando com imigrantes brasileiros aqui no Canadá, muitas vezes me deparo com a pergunta: como posso trazer dinheiro do Brasil para dar de entrada (downpayment) na compra de um imóvel aqui no Canadá?

Para quem ainda está no Brasil, uma medida sábia é encontrar alguém de confiança que possa ficar como seu procurador. Esta procuração deve conter uma permissão para ele fazer remessas de fundos para o exterior para você e também assinar contrato de Cambio no Brasil.Para quem já está aqui no Canadá, e possui a conta Premier do HSBC, tem as seguintes possibilidades:

• Para valores inferiores a USD$10,000 é bem tranquilo transferir dinheiro do Brasil para o Canadá e paga-se a mesma taxa que se paga para fazer uma simples remessa via Web do HSBC.

• O incoveniente é para quem necessita trazer mais do que isso. Para valor acima de  USD$10,000 porém menor do que USD $100,000 não se pode fazer a transferência via Web e o unico jeito seria fazer uma operação formiguinha, isto é, trazer o dinheiro usando o HSBC Global transfer, com limite de apenas USD $10,000/mes + $500 de saques diários da rede HSBC PLUS/Débito. Mas este método de trazer dinheiro é muito demorado e pode inviabilizar o processo.

• Para valores acima de USD $100,000, tem que passar por uma aprovação do Banco Central, para comprovação da fonte do dinheiro (por exemplo, a venda de propriedade no Brasil) e pagar o IOF.

Para quem não é cliente do HSBC, existe a seguinte possibilidade: fazer a remessa como “Constituição de Disponibilidade no Exterior.”  Veja as informações obtidas na internet:

“De acordo com o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais disposto pelo Banco Central do Brasil, Capítulo 2 ( Disponibilidades no Exterior ), os dealers autorizados pelo banco central são autorizados a dar curso a transferências ao exterior por pessoa física ou jurídica, residente ou com sede no País, para constituição de disponibilidade no exterior. Caracteriza-se Disponibilidade no Exterior a manutenção, por pessoa física ou jurídica, de recursos em conta mantida em seu próprio nome em instituição financeira no exterior”.

As unicas exigências seriam:

• Contas no Brasil e exterior com a mesma titularidade.

• Um procurador com permissão para fazer remessas de fundos para o exterior e para assinar o contrato de Cambio no Brasil.

Meus clientes me dizem que o unico problema com este processo é a falta de informação, pois muitos gerentes de bancos nao sabem ou ainda não fizeram este tipo de operação, por isso vá ao banco com todas as informações  “debaixo do braço”.

fevereiro 22, 2011 - Posted by | Assuntos Gerais, Canadá | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: