Aumento no seguro de hipotecas
A partir de 1 de Maio de 2014 o CMHC (Canada Mortgage and Housing Corporation) estará aumentando o valor do seguro de mortage (hipotecas).
Aqui no Canadá, quem tem menos de 20% do valor de compra do imóvel para dar de entrada (downpayment), é obrigado a pagar um seguro sobre o valor da hipoteca, para garantir que os que estão emprestando o dinheiro (bancos, cooperativas, bancos privados, etc) estarão protegidos se o comprador não pagar a hipoteca.
Estes bancos costumam cobrar o valor do seguro de quem está comprando um imóvel. Este valor pode ser pago numa vez só ou, como a maioria faz, ser adicionado ao valor da hipoteca (mortgage).
A mudança só será aplicável aos empréstimos hipotecários contraídos após 1 de Maio de 2014 e não afetará quem já tiver um financiamento assegurado pelo CMHC.
Antes deste anúncio, o valor do seguro da hipoteca ficava entre 0.5% e 2.75%. Sob a nova regra, eles ficarão entre 0.6 % e 3.15%.
Os mais afetados são os que irão comprar seu primeiro imóvel aqui no Canadá e eu creio que em especial os imigrantes que não tem condições de dar uma entrada (downpayment) de pelo menos 20%.
Por enquanto somente o CMHC fará este aumento mas resta saber se as outras duas grandes seguradoras de mortgages (hipoteca) do Canadá, o Canada Guaranty e Genworth seguirão o exemplo do CMHC.
Sob o sistema antigo, o mutuário que pegava um empréstimo de CN$ 250,000, pagava um premio de seguro no total de CN$ 6,875. Após o aumento em 1 de Maio, num empréstimo do mesmo valor, numa hipoteca de 25 anos a 3.5%, o premio do seguro será de CN$ 1,000 a mais. O comprador de um imóvel que não tiver os 20% para dar de entrada, terá que adicionar cerca de CN$ 5 por mês ao seu pagamento mensal da hipoteca.
De acordo com a CMHC, este aumento não afetará drasticamente o mercado de imóveis, mas na realidade, este aumento tornará mais caro comprar um imóvel.
Nenhum comentário ainda.
Deixe um comentário