CasaNoCanada.com

Dicas: alugar, comprar ou vender

Vocabulário para alugar um imóvel no Canadá

for-rent

Alugar um imóvel pode ser uma tarefa bem estressante para um imigrante ou mesmo para quem irá ficar apenas alguns meses no Canadá. Abaixo faço uma lista de termos usados nesta negociação que poderão lhe ser úteis:

 

Bachelor / Studio Apartment: apartamento de duas peças: uma abrange a cozinha, sala e quarto e a outra é o banheiro. É o JK do Brasil.

Basement Apartment: apartamento que fica no “porão” da casa e geralmente não tem cozinha e alguns podem ter o teto mais baixo. Podem ter entrada independente mas outros tem que entrar por dentro da casa.

Walk Out Basement Apartment: apartamento geralmente com quarto, cozinha e banheiro que fica no “porão” da casa, mas devido a uma declive no terreno, tem uma porta e janelas para os fundos da casa, com entrada independente da casa.

Den: uma peça pequena geralmente sem janela e sem porta, em um apto, o qual geralmente é usado como um escritório. Muito comum nos anúncios de aluguel:  1+1, isto quer dizer que tem 1 quarto e 1 den.

Detached House:  é uma casa com seu próprio terreno. Pode ser locada inteira, somente o basement ou 1 quarto (daí a cozinha e banheiros são compartilhados – geralmente chamada de “Homestay”).

Townhouse / Row House: é um “sobradinho geminado”; uma casa pequena geralmente de 2 ou 3 quartos conectada a outras através de 2 paredes.

Semi-detached house: uma casa ligada a outra por apenas uma parede.

Social Housing/Subsidized Housing/Co-Operatives (ou Co-Ops): são residências subsidiadas pelo governo, pelas municipalidades, pela comunidade ou até por grupos religiosos. As co-operativas são gerenciadas pelos próprios moradores.

Credit Check: muitos proprietários exigem que o candidato a inquilino assine um formulário dando autorização para que este verifique junto a um bureau de crédito daqui (como se fosse o SPC ou Serasa do Brasil), se ele tem bom crédito, se paga suas contas em dia.

Guarantor / Co-Signer: é um fiador que garante que se o inquilino não pagar o aluguel, ele pagará.

Landlord or Lessor: uma pessoa ou empresa que é proprietário de um ou mais imóveis.

Lease, Tenancy agreement or Rental Agreement: um contrato legal de aluguel entre o proprietário do imóvel e o inquilino. Pode ser por escrito ou somente falado mas recomendo que o faça por escrito. Um lease geralmente é de pelo menos 1 ano e se o inquilino quiser sair antes, será responsável pelo pagamento do ano inteiro (mesmo que fique apenas 3 meses).

Month-to-Month: um contrato legal de aluguel entre o proprietário do imóvel e o inquilino. Pode ser por escrito ou somente falado mas recomendo que o faça por escrito. Um Month-to-Month não tem tempo determinado e o inquilino pode sair no mês que desejar bastando dar aviso prévio de 60 dias.

Rent: é o pagamento do aluguel que o inquilino (tenant) faz ao proprietário (landlord), normalmente a cada mês, pelo direito de morar no imóvel.

Deposit:  A lei diz que para contratos de “Lease” de 1 ano, não pode ser cobrado mais do que o primeiro e o último mês de aluguel e no caso de contrato “Month to Month”, um mês. Porém, mesmo assim um imigrante que não tenha emprego ou referências, para poder alugar, poderá ter que oferecer um depósito de no mínimo 4 meses…

Tenancy Period: é o periodo (quantidade de meses) de validade do contrato de aluguel. Muitas “tenancies” são de 1 ano (Lease) e depois disso, se a pessoa permanecer no imóvel, se transformará em mês a mês (Month to Month) sem nem precisar fazer outro contrato.

Tenant ou Lesse:  é o inquilino, a pessoa que aluga um imóvel.

Neighbourhood: é a vizinhança onde o imóvel se encontra.

Reference: seria alguém que poderá dar referências do inquilino (tenant) ao proprietário (landlord); pode ser por telefone ou por escrito sobre seu emprego, caráter, se ele paga suas contas em dia, etc…

Utilities: serviços essenciais como água, eletricidade, gás. Um contrato de aluguel pode incluir estes serviços no valor mensal de aluguel ou parte deles ou exigir que o inquilino pague todas estas despesas.

Condo Fee: é a taxa de condomínio que é paga pelo proprietário (Landlord).

Furnished / Unfurnished: com móveis (totalmente mobiliadas) ou sem móveis. No Ontário – Toronto, as casas ou apartamentos costumam ter pelo menos Fogão e Geladeira, e em alguns casos Lava-Louças, Lavadora e Secadora de Roupas.

Ensuite Laundry: Existe uma Lavadora e Secadora de Roupas dentro do apartamento. Em alguns prédios de aluguel, os apartamentos não tem e existe uma lavanderia comunitária no prédio (tem que pagar para usar).

julho 20, 2016 - Posted by | Aluguel de Imóveis, Canadá, Imóveis no Canada, Real Estate | , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: